Avançar para o conteúdo principal

a estante transborda

E o chão já acolhe livros, verdade seja dita.


Estes são os mais recentes cá de casa.

Quebrei o ciclo de não-compras ao apoiar O Fantasma No Palácio Dos Engenheiros E Outros Contos Russos, o mais recente projecto da E-Primatur, que reúne vários autores que nunca li. A sua descrição fez com que fosse impossível eu não aderir ao projecto:

Juntando alguns nomes de grande reconhecimento como o prémio Nobel Ivan Bunin, Aleksandr Kuprin, ou Turgenev, com outros nomes grandes da literatura russa que, no entanto não estão suficientemente divulgados fora do universo das letras russas: Aleksrandr Blok, Saltykov-Shchedrin, Nikolai Lesskov, Yuri Tynianov, Wladimir Korolenko Fiodor Sologub ou Arkadii Averchenko.

Desta forma traça-se a evolução do conto russo desde meados do século XIX até aos primórdios do século XX dando a conhecer ao leitor português uma paisagem literária pouco conhecida.

Certo?

De Miguel Miranda, Demasiado mar para tantas dúvidas. Este é o mais recente livro do autor - que eu nunca li, mas vi a Roberta do FLAMES falar muito bem do autor, portanto decidi arriscar com este livro. Trata de uma família que parte de Caracas e regressa para Portugal, para uma aldeia da qual o marido era oriundo.

Viagens na minha terra dispensa apresentações, e é um clássico que quero há anos ler. Gostei muito do Frei Luís de Sousa, que li no 11º ano, e gosto muito destas capas da Guerra e Paz. Será desta, decerto, que aprofundo as minhas leituras de Almeida Garret.

Por último, e talvez menos comum pelas minhas estantes, nas quais os livros de não-ficção começam a dar caras: História Militar de Portugal, de Nuno Severiano Teixeira, Francisco Contente Domingues e João Gouveia Monteiro, um livro que deverá ser indispensável para quem, como eu, estudou e estuda Relações Internacionais e quer saber mais sobre a História de Portugal. Será mais um livro de referência para a estante, e o título diz tudo sobre a obra.

Comentários

  1. Só conheço Viagens na Minha Terra e está ainda aqui parado na estante à espera da sua vez eheh. Os outros também me pareceram interessantes :) Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho expectativas altas para todos, Sara :) temos de dar uma nova chance ao Almeida Garrett! :D beijinhos!

      Eliminar
  2. E o chão já acolhe livros, verdade seja dita
    Ahahahah so true, és tão leitora :p

    ResponderEliminar
  3. Kudos por apoiares o projecto da E-Primatur, parece bastante interessante mesmo :p Viagens na minha terra dispensa apresentações sim e estou curioso com a História Militar de Portugal por acaso :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hás de os ler também :D demasiados livros, demasiado pouco tempo? :p

      Eliminar
    2. É ir aproveitando a vida para ler :p sem pressas, vai sempre ficar muita coisa por ler

      Eliminar
  4. Há tanto tempo que não adquiro títulos novos! :( Até tenho inveja da tua prateleira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh, não tenhas! tenho demasiados livros ainda por ler :/

      Eliminar

Enviar um comentário