Avançar para o conteúdo principal

Night

Continuando nos non-fiction.


Após ler o Man's Search for Meaning, que é um livro que tenho na minha mesa de cabeceira e que me faz pensar muito, fiquei com vontade de ler mais memórias do Holocausto, embora saiba que, obviamente, não são todas "iguais", e que o Frankl me inspirou por motivos muito diversos.

No entanto, dei por mim a relacionar ambos os livros logo na introdução:

There are those who tell me that I survived in order to write this text. I am not convinced. I don't know how I survived; I was weak, rather shy; I did nothing to save myself. A miracle? Certainly not. If heaven could or would perform a miracle for me, why not for others more deserving than myself? It was nothing more than chance. However, having survived, I needed to give some meaning to my survival. Was it to protect that meaning that I set to paper an experience in which nothing made any sense?

A procura de significado, a ideia de sobreviver sob o propósito de escrever sobre a experiência. Dei por mim a pensar novamente muito na ideia de haver um propósito, um significado, de ser isso que dá esperança e nos mantém vivos.

E é por coisas como essas que o Man's Search for Meaning é um livro que nunca me irá abandonar - mas esta é uma review sobre outro livro.

Night centra-se muito na relação de Elie Wiesel com o seu pai, e como um era o motivo para o outro continuar a viver. Na introdução, a morte do pai de Elie, poucos meses antes da libertação, é descrita de forma muito forte - o que faz especial sentido quando duas pessoas lutaram tanto e fizeram tantas escolhas para permanecerem juntas até ao final. Elie tinha 14 anos quando foi para o primeiro campo de concentração.

Não é uma leitura fácil mas, num cliché enorme, diria que é necessária.

4.5/5

Podem comprar esta edição aqui, ou em português aqui.

Comentários