Avançar para o conteúdo principal

Breve História do Tempo

Não é o meu género habitual de livro, sem dúvida - mas também não é meu, portanto há isso.


À medida que lia este livro, só me conseguia lembrar de coisas que o seu proprietário me contava que via no Cosmos (a série nova, não a com o Carl Sagan), do último episódio do Cosmos que guardou para vermos juntos, e que vimos juntos, nos braços um do outro, e como ia dizendo ao longo do episódio que certas coisas eram aqui mencionadas. Isso fez logo com que grande parte da experiência de ler este livro fosse incrível.

Vou ser sincera: não percebi ao certo qual o público-alvo deste livro, tendo em conta que o Stephen Hawking parece não compreender ao certo a forma como oscila entre explicação de conceitos simples em linguagem simples, e aqueles que são mais técnicos e que roçam o incompreensível, quase assumindo conhecimento prévio do assunto. Há coisas que passei a compreender melhor, ou que compreendi (acho) sem ter familiaridade com o que ele dizia - mas há partes que acho que precisavam de mais background.

Percebi melhor o Cosmos, mas o que percebi daqui achei fascinante.

Algo que achei interessante foi o facto de o Stephen Hawking se focar bastante no conflito religião-ciência. E nesse sentido, passo a citar a última frase do livro:

(...) se descobrirmos uma teoria completa, deve acabar por ser compreensível, na generalidade, para toda a gente, e não apenas para alguns cientistas. Então poderemos todos, filósofos, cientistas e pessoas comuns, tomar parte na discussão do porquê da nossa existência e da do universo. Se descobrirmos a resposta, será o triunfo máximo da razão humana, porque nessa altura conheceremos o pensamento de Deus.

5/5 (mesmo não tendo percebido muita coisa, mas isso é mais culpa minha que do Stephen Hawking, que não fui feita para isto das ciências)

Podem comprar esta edição aqui ou em inglês aqui.

Comentários